Página reservada para indicação de web sites na área e para referências bibliográficas:
Institutos Internacionais de Sandplay
- ISST- International Society for Sandplay Therapy
- Sandplay Therapists of America (STA)
- Canadian Association for Sandplay Therapy (CAST)
- The British and Irish Sandplay Society (BISS)
- Israeli Sandplay Therapists Association (ISTA)
- Italian Association for Sandplay Therapy (AISPT)
- German Sandplay Society (DGST)
- Netherlands Association for Sandplay Therapy (NVST)
- Swiss Sandplay Society (SGSST)
- Instituto Brasileiro de Terapia de sandplay
Sites Brasileiros sobre Terapia de Sandplay - Jogo de Areia
- Psicologia Sandplay - Renata Whitaker Hoschutz
www.psicologiasandplay.com.br/sandplay/
- Imaginareia - Claudia V.Mosca, M. Lury Yoshikawa e Suzana L.A.Hirata
- Jogo de Areia - Edna G. Levy
Psicologia Analitica - Sandplay
- Jogo de Areia na Educação - Beatriz J.L. Scoz e Anete Maria Busin Fernandes
Bibliografia
Amatruda, K., Simpson, P. (1997), Sandplay, The Sacred Healing: A guide to symbolic process.San Francisco, CA: Trance-Sand-Dance Press
Amatruda, K. (1998). Sandplay process of a boy with cancer. Journal of Sandplay Therapy, STA, 7(2).
Amatruda, K. (2000). The haunted boy. Journal of Sandplay Therapy,STA, 9(1).
Ammann, R. (1991). Healing and Transformation in Sandplay: Creative processes become visible. Chicago: Open Court.
Ammann, R. (2003). Jardins da alma: terapia do sandplay. DVD 60'. EUA
Bazhuni, N. F. N. & Sant'Anna, P. A. (2006). O Jogo de Areia no atendimento psicológico do paciente com o membro amputado. Psicologia: Teoria e Prática. 8 (2), 86-101.
Bradway, K. (1979). Sandplay in psychotherapy. Art Psychotherapy, 6. 85-93.
Bradway, K. (1981). A woman's individuation through sandplay. In K. Bradway et al. Sandplay studies: Origins, theory and practice 133-56. San Francisco: C. G. Jung Institute.
Bradway, K. (1990). Developmental stages in children's sand worlds. In Bradway, et al, (Eds.), Sandplay studies: Origins theory & practice. 93-100. Boston: Sigo Press.
Bradway, K. (1991). Transference and countertransference in sandplay therapy. Journal of Sandplay Therapy, 1.1, 25-43.
Bradway, K. (1992). Sandplay in preparing to Die. Journal of Sandplay Therapy, STA, 2(1), 13-37.
Bradway, K. (1994). Sandplay of home and career women: Initial and final scenes. Journal of Sandplay Therapy, STA, 4(2), 36-45.
Bradway, K. & McCoard, B. (1997). Sandplay: Silent Workshop of the Psyche. New York: Routledge.
Bradway, K. & Curry, J. (2002). Jan's Sandplay Process in Her Own Words.Journal of Sandplay Therapy XI(2), 65-76.
Bühler, C. (1951). The world test: A projective technique. Journal of Child Psychiatry, 2, 4-23.
Buhler, C., Kelly (Lumry), G. & Carrol, S. (1951). World-test standardization studies. The Journal of Child Psychiatry, 2, 76.
Burke, V.J. (1996). Sandtray characteristics of school children by gender, ages seven through eleven. Masters Abstracts International, 35-01.
Carey, L. (1999). Sandplay therapy with children and families. Northvale, NJ: Jason Aronson.
Cavalcanti, K. B. (2008). Jogo de Areia e Transdisciplinaridade: Desenvolvendo Abordagens Ludopoiéticas para a Educação e a Pesquisa do Lazer. Licere, Revista do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em estudos do Lazer/UFMG, v.11, n.3. Consultado em 20 de Janeiro 2013 em: https://seer.lcc.ufmg.br/index.php/licere/article/view/624/511
Cruz, M. C. C. & Fialho, M. T. (1998). A caixa de areia: técnica projectiva e método terapêutico. Análise Psicológica 16 (2), 213-241. Consultado em 10 de Novembro de 2004 em: https://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S0870-82311998000200002&script=sci_arttext
Cunningham, L. (1977). What is sandplay therapy? Journal of Sandplay Therapy. San Francisco V. 6, n.1.Consultado em 6 de Novembro de 2004: https://www.sandplayusa.org/what_is_sandplay_therapy.htm
Dean, L. E.(s.d). Doing nothing: One more approach to Sandplay. Journal of Sandplay Therapy. Consultado do em 10 de Novembro de 2004: https://www.sandplayusa.org/doing_nothing,htm
DeDominico, G.S. (1986). Applications of the Lowenfeld world technique: A comparative illustration of the analysis of the final world and the analysis of the sand tray play process. Oakland, CA: Vision Quest Into Symbolic Reality.
Franco, A. (2003). O mágico jogo de areia em pesquisa. Psicologia USP, 14(2), 91-114. Consultado em 10 de Novembro de 2004 em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/viewFile/42234/
Franco, A. (2003). O jogo de areia: uma intervenção clínica. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Departamento de Psicologia Clínica.
Franco, A. (2008). Vivências didáticas no ensino do Jogo de Areia (Sandplay). Doutoramento em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo.
Freedle, L.R. (2007). Sandplay therapy with brain injured adults: In exploratory qualitative study. Journal of Sandplay Therapy, 16:2,115-133.
Giovanetti, R. M. & Sant'Anna, P. A. (2014). Componentes materiais do jogo de areia: revisão crítica. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. vol.30, n.1, pp. 89-96.Consultado em Setembro de 2014 em: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000100011
Griffith, M. (2000). The wolf in sandplay therapy: A symbolic approach to psychotherapy. Bloomington, IL: Health Psychology Publications
Grubbs, G.A. (1991). A categorical and comparative analysis of the Sandplay process of abused and nonabused children. Unpublished doctoral dissertation, California Graduate School Family Psychology.
Grubbs, G. A. (1995). A comparative analysis of sandplay process of sexually abused and nonclinical children. The Arts in Psychopterapy, 22(5), 429-446.
Grubbs, G. A. (1997). The sandtray categorical checklist (SCC) for sandtray assessment. Saratoga, CA: Self published.
Jung, C. G. (1996). O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Jung, C. G. (1983). Psicologia do inconsciente. Rio de Janeiro: Vozes.
Kalff, D. (1980). Sandplay: A psychotherapeutic approach to the psyche. Santa Monica, CA: Sigo Press.
Kalff, M. (1993). Twenty points to be considered in the interpretation of a sandplay. Journal of Sandplay Therapy, 2:2,17-35.
Kamp, L.N.J. & Kessler, E.S. (1970). The world test: Developmental aspects of a play technique. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 11. 81-108.
Kawai, H. (1985). Introduction: On transference in sandplay therapy. In H. Kawai & Y. Yamanaca (Eds.), Studies of sandplay therapy in Japan (Vol. 2, pp. i-xi). Tokyo: Seishin-Shoboh.
Kawai, H. (1988). The Japanese psyche: Major motifs in the fairy tales of Japan. Dallas, TX: Spring Publications, Inc.
Kawai, H. (1993). Sandplay and relation. Journal of Sandplay Therapy, STA, 3(1), 18.
Kusas, M., & Honda, T. (1990). Sandplay productions of alcoholics.Japanese Bulletin of Art Therapy, 21, 107-116.
Lowenfeld, M. (1939). The world pictures of children: A method of recording and studying them. British Journal of Medical Psychology,18:1. 65-101.
Lowenfeld, M. (1948). On the psychotherapy of children. London: E.T.Heron.
Lowenfeld, M. (1950). Combined approach to the study of treatment of disturbed children. American Journal of Psychotherapy, 4,627-42.
Lowenfeld, M. (1950). The nature and use of the Lowenfeld world technique in work with children and adults. The Journal of Psychology, 30,325-31.
Lowenfeld, M. (1960). The world technique. Topical Problems in Psychotherapy, 3. 248-63.
Matta, R. M. (2006). A utilização da terapia do sandplay no tratamento de crianças com transtorno obsessivo-compulsivo. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Consultado em Janeiro 2010 em: https://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2667
Matta, R. M. (2007). A utilização da terapia do sandplay no tratamento de crianças com transtorno obsessivo-compulsivo. Boletim de Psicologia, v.57 n.127. São Paulo
Markell, M.J. (2002). Sand, water, silence: The embodiment of spirit; explorations in matter and psyche. London: Jessica Kingsley Publishers.
McNally, S. ( 2003) Sandplay: A sourcebook for play therapists. Writers Club Press.
Mitchell, R., & Friedman, H. (1994). Sandplay: Past, present and future. London: Routledge.
Noyes, M. (Nov.1981). Sandplay Imagery: An aid to teaching reading. In: Academic Therapy, Vol. 17(2), pp. 231-237.
Montecchi, F. (1993). Gioccando com la sabbia: La psicoterapia con bambini e adolescenti e la sandplay therapy. Milano: Franco Angeli.
Reece, S. (1995). The mound as healing image in sandplay. Journal of Sandplay Therapy, 4:2. 14-31
Reece, S. (2004). The crucial moment in sandplay relationship: The therapist's emotive experiences. Journal of Sandplay Therapy 13, 1.
Ryce-Menuhin, J. (1992). Jungian Sandplay: The wonderful therapy. London: Routledge
Sant'Anna, P. A. (2001). Reflectindo sobre o jogo de areia: histórico, evolução, aplicabilidade clínica e sua importância na formação do psicólogo. Anais do I Congresso de Psicologia Clínica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 469-473.
Scoz, B. J. L. (2008a). O jogo de areia (Sandplay): subjetividade e produção de sentidos. Ciências & Cognição, Vol. 13, 47-55. Consultado em 10 de Janeiro de 2013 em: https://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/686
Shaia, A. (1991). The initial sand worlds of men molested as children.
Signell, K. (1990). "The sandplay process in a man's development." In K. Bradway, et al, (Eds.) Sandplay studies: Origins, theory and practice: 101-21. Boston: Sigo.
Spare, G.H. (1991). Are there any rules? (Musings of a peripatetic sandplayer). In K. Bradway et al (Eds.), Sandplay studies: Origins,
theories & practice 195-208. Boston: Sigo Press.
Steinhardt, L. (1998). Sand, water and universal form in sandplay and art therapy: Journal of American Art Therapy Association Vol. 15,4, 252-260.
Steinhardt, L. (2000). Foundation and Form in Jungian Sandplay: An art therapy approach. London: Jessica Kingsly.
Stewart, C. (1990). The developmental psychology of sandplay. In K. Bradway et al (Eds.), Sandplay studies: Origins theory & practice, 39-92. Boston: Sigo Press.
Thompson, C. (1981). Variations on a theme by Löwenfeld: Sandplay in focus. In K. Bradway et al., Sandplay studies: Origins, theory and practice. Boston: Sigo Press.
Thompson, C. (1990). Variations on a theme by Lowenfeld: Sandplay in focus. In K. Bradway et al (Eds.), Sandplay studies: Origins, theories & practice 5-20. Boston: Sigo Press
Turner, B. (1994). Symbolic process and the role of the therapist in sandplay. Journal of Sandplay Therapy, 3 (2), 84-95.
Turner, B. (1995). European witch cults and trials. Unpublished manuscript, California Institute of Integral Studies, San Francisco.
Turner, B. (2004). H.G. Wells Floor Games: A father's account of play and its legacy of healing. Cloverdale, CA: Temenos Press.
Turner, B. (2005). The Handbook of Sandplay Therapy. Cloverdale, CA:Temenos Press.
Turner, B. & Unnsteinsdóttir, K. (2012). Sandplay and storytelling:The impact of imaginative thinking on children's learning and development. Cloverdale, CA: Temenos Press.
Turner, B. (2013). The teachings of Dora Kalff: Sandplay. Cloverdale, CA: Temenos Press.
Weinrib, E. L. (1983). Images of the self: The sandplay therapy process. Boston: Sigo Press.
Zimmermann, E. B. (1996). Dança meditativa e caixa de areia associadas à análise verbal como técnica facilitadora de integração de processos simbólicos. Tese de Doutoramento apresentado à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estatual de Campinas. São Paulo, Brasil. Consultado em 20 de Janeiro 2010 em: https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000114526
Bibliografia em Português
Ammann, R. (2002). A terapia do jogo de areia. Imagens que curam a alma e desenvolvem a personalidade. São Paulo: Paulus.
Andion, T. M. (2010). Jogo de areia. Intervenção psicopedagógica à luz da teoria piagetiana na caixa de areia. Rio de Janeiro: Wak Editora.
Cavalcanti, K. B. et al. (2010). Jogo de Areia: uma abordagem transdisciplinar para a educação. Natal: EDUFRN Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.
Gimenez, P. D. (2009). Adolescência e escolha. Um espaço ritual para a escolha profissional através do sandplay e dos sonhos. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Levy, E. G. (2011). Tornar-se quem se é. A constelação do self no jogo de areia. Porto Alegre: Armazém Digital.
Ramalho, C. M. R. et. al. (2010). Psicodrama e Psicologia Analítica - construindo pontes. São Paulo: Iglu.
Scoz, B. J. L. (2011). Identidade e subjectividade de professores: sentidos do aprender e do ensinar. Rio de Janeiro: Editora Vozes
Vieira, A. G. (2006). A interpretação do brincar na caixa de areia. Porto Alegre: Armazém Digital.
Weinrib, E. L. (1993). Imagens do self: o processo terapêutico na caixa-de-areia. São Paulo: Summus.