Grupo Vivencial - Introdução ao Jogo de Areia (GRATUITO)
Introdução
O jogo de areia tem origem no Sandplay, caixa de areia ou tabuleiro de areia, desenvolvido e criado por Dora Kalff, analista Junguiana em Zurique, na década de 50. Trata-se de um instrumento projectivo de carácter não-verbal e não interpretativo, onde o indivíduo é convidado a construir cenários através de vários objectos em miniatura, que representam a realidade envolvente assim como a fantasia, numa caixa de madeira contendo areia seca ou molhada. Surgiu inicialmente na prática psicoterapêutica infantil, segundo uma abordagem junguiana, mas rapidamente se tem expandido a outros contextos de intervenção segundo outras abordagens teóricas, em particular na área da educação, da psicopedagogia e até mesmo da orientação profissional, muito devido às suas inúmeras potencialidades.
Objectivos Gerais
- Apresentar e aplicar o jogo de areia, destacando as suas múltiplas potencialidades mediadoras, expressivas, projectivas, pedagógicas e terapêuticas, podendo ser utilizado em diversos contextos, com crianças ou adultos.
- Promover e desenvolver o uso da fantasia, da imaginação e da criatividade.
Metodologia:
Sessões práticas de grupo de carácter vivencial e integrativo, lúdicas e criativas, com incentivo à actividade reflexiva.
Destinatários:
Psicólogos, Estagiários e recém-licenciados em Psicologia
Carga Horária:
30 Horas
Facilitador:
João Luís Bucho,
Psicólogo
Inscrições - Limitadas a 15 participantes
(Caso o nº seja superior far-se-ão 2 grupos)
Sessões:
Duas sextas-feiras das 19h00 às 22h00 e três Sábados das 10h00 às 18h00
Início:
Sexta feira dia 17 de Outubro - das 19h00 às 22h00
Sábado, dia 18 de Outubro - das 09h30 às 18h00
(Restantes Dias - a acordar com participantes)